Tudo sobre o novo Mercedes CLS: o original cada vez melhor!

É num momento particularmente eufórico – crescimento das vendas globais em 10% nos primeiros dez meses do ano, liderança das marcas "premium" – que a Mercedes mostra a terceira geração do CLS, a berlina-coupé com que, em 2003, lançou uma moda que obrigou vários concorrentes seus (e não só…) a seguir! A silhueta parece muito semelhante, mas o novo CLS seguiu a mais recente evolução dos produtos da Mercedes, tanto a nível estético como tecnológico.

Apesar de só chegar ao mercado em Março de 2018, o novo CLS "tinha" de ser apresentado agora, na abertura do salão automóvel de Los Angeles, ou não fosse o mercado norte-americano um dos mais importantes para este modelo! E a primeira grande novidades desta terceira geração de um automóvel de estilo, desportivismo e estatuto diz até respeito à sua… funcionalidade: este é o primeiro CLS com lotação para cinco, podendo receber três passageiros no banco traseiro. A que se junta uma bagageira de 520 litros e a possibilidade de rebater as costas dos bancos traseiros na proporção 40:20:40.

Não é isso que irá afectar a sua imagem de topo-de-gama, até porque o habitáculo é de um "design" apuradíssimo e de acabamentos requintados, podendo ter elementos do Classe S, como o ecrã gigante que junta o painel de instrumentos ao central onde se passa tudo o que tem a ver com navegação, conectividade, informações sobre o carro, etc. Tem até detalhes verdadeiramente… "diabólicos", como a iluminação das saídas de ar a imitarem turbinas de motores de avião e que se vai alterando à medida que se muda a temperatura do ar!

Olhar para as imagens "en passant" não resulta… Vai parecer-lhe que o CLS está praticamente igual ao que era e isso não poderia ser mais errado! As diferenças notam-se melhor até no carro cinzento, com uma pintura quase mate e que realça a lisura das superfícies que passou a ser tão cara aos "designers" da Mercedes que passaram a limitar as arestas e as formas mais agressivas ao mínimo indispensável. Fica, assim, com uma forma mais esguia e fluída, salientando o lado de "coupé" sem perder a elegância de berlina de luxo.

As ópticas dianteiras em LED são, obviamente, a principal "assinatura" deste CLS, com um novo desenho, mais esguio. "O novo CLS é um ícone do ‘design’ como arquétipo do coupé de quatro portas. De acordo com a nossa filosofia de ‘design’ de pureza sensual reduzimos o seu ADN de uma forma extremamente purista mas, ao mesmo tempo, cheia de emoção através de uma beleza elegante", resumiu o responsável pelo "design" da Daimler, Gorden Wagener. E a Mercedes sabe que o estilo já está no topo das razões para a popularidade dos seus modelos!

Mas esta terceira geração do Mercedes CLS também é nova a nível dos motores, com uma gama totalmente nova, nomeadamente os três propulsores de seis cilindros que estarão disponíveis no lançamento comercial, em Março de 2018, nas seguintes versões: CLS 350 d 4MATIC, o Diesel de 286 cv e 600 Nm; CLS 400d 4MATIC, Diesel com 340 cv e 700 Nm; e o inovador CLS d 450 4MATIC com 367 cv mais 22 cv de um motor eléctrico, numa tecnologia híbrida que a Mercedes apelida de EQ Boost.

Recorde-se que EQ será a submarca da Mercedes para todos os modelos eléctricos e é aqui aplicada a esta tecnologia que se apoia num motor de arranque/gerador integrado e num sistema eléctrico de 48 V. O motor eléctrico apelidado de EQ Boost pode garantir o funcionamento do carro em situação de "sailing" – quando se segue a direito a velocidade constante –, ajudar o motor a gasolina em acelerações mais fortes ou recarregar a bateria ao regenerar a energia das travagens. A Mercedes diz que este 6 cilindros 3.0 tem a mesma potência de um motor V8 mas com consumos e emissões muito menores…



Numa berlina que, apesar do seu ar de "coupé", pretende manter os níveis de conforto elevadíssimos, a suspensão é multibraços tanto à frente como atrás, propondo dois sistemas opcionais: o Dynamic Body Control com vários modos e amortecedores que se ajustam continuamente; ou a suspensão pneumática Air Body Control em que tudo é ajustável, podendo variar-se do… "tapete voador" ao "duro" automóvel desportivo.

Este CLS pode receber uma série de equipamentos de conforto já disponíveis no Classe S. Nomeadamente o sistema de conforto Energizing que liga diversos dos equipamentos do veículo, desde a iluminação ambiente (64 tonalidades possíveis!) à climatização e libertação de fragrâncias, passando, claro, pelos bancos com funções de aquecimento, ventilação e massagem. Tem, aliás, seis programas já pré-estabelecidos: Freshness; Warmth; Vitality; Joy; Comfort; e Training com três programas para estimulação ou relacação muscular ou para equilíbrio geral do corpo! Assim uma espécie de… spa sobre rodas! Também tem três letras como CLS…

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